quinta-feira, 21 de maio de 2009
Maçã
A Maçã na Alimentação
Os erros alimentares são uma das mais importantes causas do aumento das doenças crónicas. As doenças cardiovasculares são mesmo a principal causa de morte em Portugal. O Consumo adequado de fruta e hortículas ajuda a prevenir este tipo de doenças, por isso é tão importante a recomendação da OMS de consumir 3 a 5 peças de fruta por dia.
Podemos dizer que as maçãs são excelentes fornecedores de fibras, tanto insolúveis (na casca) como solúveis, nomeadamente pectinas, são muito pobres em gordura e equilibradas em frutose. Têm uma grande riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fitonutrientes.
Em média 100g de maçã fornecem 65 Kcal.
Estas características tornam a maçã num dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável. O seu consumo regular (2 frutos por dia) ajuda a: manter um peso adequado, proteger das doenças cardiovasculares, regular os níveis de colesterol, diminuir o risco de diabetes, melhorar a função digestiva e respiratória e prevenir alguns tipos de cancro.
Uma maça pode e deve fazer parte das várias refeições diárias: ao pequeno almoço, nas merendas da manhã ou da tarde ou até a finalizar a refeição, para quem não gosta de ficar sem sobremesa.
Também podemos consumi-las de diversas formas e até incluídas nos nossos pratos tradicionais, sempre que queremos diversificar ou inovar… O importante mesmo é que nunca faltem no nosso dia a dia!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário