domingo, 26 de julho de 2009

RUNAS MÁGICAS






A origem das "Runas Mágicas" é contada em uma lenda dos Povos Nórdicos. Diz a lenda que Odin o Deus dos deuses, ficou dependurado de cabeça para baixo na árvore sagrada : - ( Yggdrasil ) em Asgard, por nove dias e nove noites, sofrendo todas as provações mortais, embora fosse imortal sentia muita dor.
E quando sua resistência parecia minar-se, veio a iluminação: avistou as runas no chão, desvendou seus mistério e os revelou aos mortais.
As runas lembram pedras "pré-históricas", simbolos pictóricos gravados pelos antigos que não conheciam a escrita mas já se utilizavam das runas para fazer suas previsões.
Por volta de 150 a.C à 250 a.C. uma tribo Germanica estabeleceu o sistema fonético conhecido por : "FUTHARK" derivado das seis primeiras runas assim teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no norte da Itália.
A partir destes grifus, surgiram as runas cujo significado é " Coisa Secreta ". Seus praticantes eram conhecidos como os " Praticantes de Rumenal", que sacudiam a bolsa que continha as pedrinhas e espalhavan-nas pelo chão, interpretando os seus significados, através de seus simbolos, invertidos ou não.
Foi por volta de 117 d.C. que as runas chegaram ao Ocidente, trazidas pelas mãos dos emissários, aventureiros e comerciantes, que propagaram este método, utilizando madeira, metal ou até mesmo o couro. Muitas vezes desenhavam seus símbolos com o sangue de animais sacrificados.


Os Deuses da Mitologia Nórdica deram nomes aos dias da semana, em alemão e em inglês:
Domingo
Sunday - Santag - Dia do Sol, dia de Baldur, Deus do Sol, da juventude e da beleza, Dia de Apolo
Segunda-Feira
Monday - Montag - Dia da Lua
Terça-Feira
Tuesday - Dia de Tyw, deus da guerra, Dia de Marte ou Ares
Quarta-Feira
Wednesday - Dia de Woden, Dia de Mercúrio.
Quinta-Feira
Thursday - Donnerstag - , Dia de Thor, Dia de Júpiter
Sexta-Feira
Friday - Dia de Freya, a Venus nórdica.
Sábado
Saturday - Dia de Saturno, ou das Nornes, para os germânicos, Deusas da adivinhação


FAÇA SUAS RUNAS
As runas podem ser feitas de pedras, favas, madeira ou couro. A cartolina poderá ser utilizada apenas para treinar, pois como veremos a seguir do ponto de vista do ritual o material é inadequado. Faça retângulos de 2 X 4 cm e desenhe os grifos. Faça um saquinho com pano vermelho, para guardá-las e para utilizar na ocasião da consulta.


O RITUAL
O Ritual consiste na preparação do Mago e do ambiente para formular as perguntas às Nornes. Prepare o seu campo de lançamento, estenda um lenço branco sobre uma mesa, acenda uma vela azul escuro e um incenso de aroma de rosas, uma taça de água com uma água marinha azul ( Pedra de Odin ) no seu interior , 7 pedras ( quartzo branco, ametista, sodalita, quartzo rosa ou verde, citrino, jaspe sanguíneo e uma turmalina negra ) com elas forme uma mandala representando os 7 chacras. Um pêndulo que terá a função de limpar as runas, retirando os resíduos da consulta anterior. Não fume, não ingira alcool antes e durante a consulta. Lave bem as mãos e perfume-as com um óleo essencial devidamente consagrado ( Destinado exclusivamente para esse fim ). Relaxe por alguns instantes e deixe-se envolver pelo aroma do incenso. Faça uma prece invocando o guardião das runas " Odin " e pedindo a iluminação das " Nornes ", a neutralização das forças negativas de " Loki " e a interseção da sabedoria de "Mimir". Retire as runas do saquinho e esfregue-as com as mãos para energiza-las. Pergunte ao pêndulo se as runas estão devidamente energizadas, se o pêndulo responder não ( oscilante ), lave as runas com água e sal, repita a lavagem das mãos e a unção com óleo e esfregue as runas com as mãos para enegiza-las, caso a resposta seja sim ( estiver equilibrado ), recoloque-as no saquinho e prossiga com a consulta. Se o consulente estiver presente, deverá participar, da prece e do ritual de lavagem e unção das mãos, pois as runas serão retiradas por ele e dispostas com a face para baixo, sobre o lenço branco. O Mago (consultor) então deverá virá-las ( sempre de lado, nunca para cima ou para baixo ) e interpretá-las.


OS MÉTODOS
Os métodos são vários , sendo os mais comuns o de 1 Runa e 3 Runas . No caso de 1 Runa, chamado de " A Runa de Odin " , formule mentalmente a pergunta ( se o consulente estiver presente, peça que ele a faça ) , misture as pedras no saco e retire uma, esta será a resposta à sua pergunta. No caso de 3 Runas " O Comentário das Nornes ", o processo é o mesmo, porém a primeira pedra retirada significa a situação vivida no momento, a segunda pedra a ação necessária e a terceira pedra a nova situação. Alem desses dois métodos, existem outros mais complexos, quais sejam : 5 Runas - " A Cruz de Thor" , 5 Runas - " A Batalha de Tyr ", 5 Runas - " O Esclarecimento de Odim " , 5 Runas - " O Conselho do Mestre ", 7 Runas - " As Sete de Baldur ", 9 Runas " A Mandala de Frigg " , 11 Runas " O Portal de freyr ", 12 Runas - " O Jogo do Relacionamento ". O Consulente deverá estar sentado à frente do Mago ( consultor ). O referencial sobre a posição das runas : USUAL / INVERTIDA é sempre do Mago ( consultor ) e não o contrário. Utilize como referência a tabela de significados a seguir, confie na sua intuição que o guiará na correta interpretação.


Tabela de runas

Sem comentários: