segunda-feira, 23 de julho de 2007

Mitos e lendas-Thor



Thor é o deus trovão. É reconhecido não só na mitologia nordica como também na gemanica. É o filho de Odin, deus supremo de Asgard, e de Jord, a deusa de Midgard (a Terra). Thor era um deus forte, grande e comilão.

Thor era um deus de cabelos e barba vermelhos. Exercia justiça com os raios que criava com o seu martelo, Mjolnir. Usava luvas de ferro mágicas para segurar no seu martelo e o cinturão de Megingjard, que aumentava a sua força para o dobro. Thor adorava batalhas e disputas de poder, sendo o principal campeão dos deuses contra os seus inimigos, os gigantes de gelos! devido às suas qualidades e aos seus feitos, Thor era mais venerado pelos fazendeiros que o proprio Odin! Thor teve três filhos: Thurd, resultado da sua união com Sif (deusa da colheita) e Modi e Magni, resultado da sua união com a giganta Jarnsaxa.
Thor apreciava a companhia de Loki, deus traspaceiro, apesar do talento deste para os meter em grandes confusões. No Ragnarok, a tarefa de Thor era a de matar Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente que envolvia a Terra), cria de Loki, mas ele morreu na batalha.

Os antigos escritores comparam Thor com Jupiter, na mitologia Romana. Ambos eram filhos da Mãe Terra, ambos tinham poder sobre as chuvas e os trovões, tinham o dever de proteger o mundo e acomunidade cujo o simbolo era o carvalho, os seus animais eram o bode, o carneiro e a àguia, Thor era sempre apresentado com o seu martelo e Jupiter com o seu ceptro e o deus nordico matou a serpente de Midgard, enquanto o deus romano matou o dragão Tifon.

A mitologia nórdica é fantástica e muito rica em histórias, deuses e outras criaturas!