quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Mitos e lendas-Galo de Barcelos




A Lenda do Galo de Barcelos está associada ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu Arqueológico de Barcelos.

História
Um peregrino galego que saía de Barcelos em peregrinação para Santiago de Compostela foi acusado de ter roubado umas pratas a um proprietário e condenado a enforcamento. Num apelo final, pediu um encontro com o juiz, que se preparava para comer um galo assado. O galego jurou que, como prova da sua inocência, o galo se levantaria do prato e cantaria. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo.
Todavia, quando o preso estava a ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juiz compreendeu o seu erro, correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. De acordo com a lenda, o galego voltou anos mais tarde para esculpir o Cruzeiro do Senhor do Galo, agora no Museu Arqueológico de Barcelos.

1 comentário:

Henrik disse...

Veio a descobrir-se depois que o juiz era o toxicodependente e consumia enormes quantidades daquela substância que após ser processada pelo fígado transforma-se em morfina.