segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O saber não ocupa lugar -Dias da semana


Nomes antigos (pagãos)
Os nomes antigos dos dias da semana, dados pelos povos pagãos, foram abandonados na língua portuguesa, última das línguas romanas a se formar. Mas foram conservados em outros idiomas. Em alguns, como o espanhol, a influência católica conseguiu ainda impor o sábado e o domingo. Na nomenclatura pagã, cada dia era dedicado a um deus, e isso variava de acordo com a mitologia local de cada região. Note que na língua japonesa, o dia da semana é sempre seguido pelos ideogramas YÔ e BI, sendo YÔ significando "Sol, Lua, e Cinco Planetas", e BI a forma sonorizada de HI, que significa "Dia", portanto cada dia da semana vêm precedido de YÔBI (getsuyôbi, kayôbi, etc), e o primeiro ideograma indicando um planeta, sol ou lua.
Quando comparamos os nomes dos dias da semana em português e em outras línguas, verificamos uma grande divergência. Em espanhol, italiano e francês que são línguas latinas, e também em inglês, os nomes referem-se aos planetas. Em português a designação adotada é outra.
Isto ocorreu durante a expansão do Império Romano. Nesta época, desde o início da era cristã até o período medieval, vigoravam no mundo ocidental as propostas do filósofo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.) e do astrônomo egípcio Cláudio Ptolomeu (100 – 170 d.C.), mescladas com a interpretação dada pela Igreja Católica. Acreditava-se que Deus criara o Universo em movimento circular perfeito e eterno. No centro de tudo encontrava-se a Terra com seus quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Haveriam então 8 esferas concêntricas, feitas de substância imutável, contendo o “éter” e sustentando os astros. Este conjunto, com centro na Terra, comporia o céu.
Uma dessas esferas conteria o Sol. Outra, a Lua. Cinco delas conteriam os planetas conhecidos na época: Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. A oitava esfera conteria as estrelas. A Terra era distinta dos demais astros. A sua matéria se decompõe e morre, enquanto a composição dos outros astros seria perfeita e imutável.


Sem comentários: