terça-feira, 9 de outubro de 2007

O saber não ocupa lugar-Drusos


Os Drusos (em árabe duruzī درزي, pl. دروز) são uma pequena comunidade religiosa autónoma que reside sobretudo no Líbano, Israel, Síria, Turquia e Jordânia (pequenas comunidades expatriadas existem ainda nos EUA, Canadá, América Latina, Austrália, e Europa). Eles usam a língua árabe e seguem um modelo social muito semelhante ao dos Árabes da região. Não são considerados muçulmanos pela maioria dos muçulmanos da região, apesar de alguns Drusos dizerem que a sua religião é islâmica. A maioria dos drusos considera-se árabe, apesar de alguns drusos israelenses não se considerarem como tal. Existem cerca de um milhão de drusos em todo o mundo, a maioria dos quais vivendo no Médio Oriente.
Os Drusos auto-intitulam-se Ahl al-Tawhīd "o povo do monoteísmo". A origem do nome Druso é debatida mas costuma ser ligada com Maomé al-Darazi, um antigo mensageiro da comunidade que é considerado um herético pelos Drusos hoje.

[editar] História dos Drusos
A religião desenvolveu-se a partir do Islão Ismaelita, um movimento filosófico baseado no califado fatimida, no século X, numa altura de uma particular riqueza cultural. A religião não tentou reformar o Islão mas tentou criar um novo corpo religioso influenciado pela filosofia grega, a gnose e o cristianismo, entre outros. Os principais actores foram Tariq al-Hakīm, também conhecido como al-Hakīm bi-Amr al-Lāh, o califa que clamou ser Deus, e Hamza ibn-'Ali ibn-Ahmad, o principal líder do movimento. Foi Hamza que proclamou publicamente pela primeira vez que Hakīm era Deus. Hakīm foi oposto por muçulmanos ortodoxos por aquilo que eles consideraram como apostasia. Ele foi desdenhado pela sua violência extrema, e minoria religiosas (tais como os cristãos) foram perseguidas por ele; em 1010, Hakīm destruiu a Igreja do Santo Sepúlcro em Jerusalém.
Porque os Drusos consideram Tariq al-Hakīm como a encarnação de Deus, foram perseguidos pelos muçulmanos ortodoxos, em especial depois da morte de Hakīm em 1021. Os drusos usaram então a taqiyya ("dissimulação"), uma prática pela qual eles escondem as suas verdadeiras crenças e aceitam formalmente as crenças religiosas daqueles com quem vivem, mantendo a sua crença em segredo. Os Drusos acreditam que Hakīm desapareceu e irá regressar no final do tempo.
Os Drusos tiveram um papel importante na história do Levante. Eles estavam espalhados pelo Monte Líbano, que era conhecido como a montanha dos Drusos, e mais tarde na igualmente chamada Jabal al-Durūz (Monte dos Drusos) na Síria.
Os Drusos também tiveram um papel importante na Guerra Civil Libanesa (1975-1990). Organizaram uma milícia (provavelmente a milícia mais forte da Guerra no Líbano) sob o comando de Walid Jumblatt, (filho de Kamal Jumblatt), em oposição à milícia cristã maronita falangista de Bachir Gemayel. Eles estavam baseados na área do monte Líbano (especialmente o Shouf).
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Drusos"

1 comentário:

Henrik disse...

Não ocupa não senhora...;)