segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mitos e lendas-Titãs




Quem eram os Titãs
Os filhos de Urano e Géia, o Céu e a Terra, e alguns dos filhos dos doze. Freqüentemente, chamados de deuses mais velhos, eles foram por muitas eras os regentes supremos do universo, tendo um tamanho enorme e sendo incrivelmente fortes. Cronos, o mais importante dos Titãs, governou o universo até que foi destronado por seu filho Zeus, que tomou o poder para si. Os outros importantes Titãs eram Oceano, o rio que fluiu ao redor da terra; Tétis, sua esposa; Mnemósina, deusa da memória; Têmis, deusa da justiça divina; Hiperíon, pai do sol, da lua e da alvorada; Japeto, pai de Prometeu, que criou os mortais; e Atlas, que carregava o mundo em seus ombros. De todos os Titãs só Prometeu e Oceano uniram-se a Zeus contra Cronos. Como resultado, eles foram honrados e os outros foram banidos para o Tártaro.







Cronos
Regente do universo durante a Era Dourada. Era um dos 12 Titãs e o filho mais jovem de Urano e Gaia, a personificação do céu e da terra. Os primeiros filhos de seus pais eram os três Hecatônquiros, monstros com cinqüenta cabeças e cem mãos que Urano havia aprisionado num lugar secreto. Gaia procurou salvá-los e apelou para a ajuda de sua outra prole, incluindo os Ciclopes. Cronos sozinho aceitou o desafio. Atacou Urano e o feriu severamente; Cronos tornou-se assim o regente do universo. Cronos e sua irmã-rainha, Réia, tornaram-se os pais de 6 dos 12 deuses e deusas conhecidos como olimpianos. Cronos havia sido advertido de que seria destronado por uma de suas crianças, e ele engoliu cada um de seus cinco primeiros filhos tão logo eles nasciam. Réia, entretanto, substituiu seu sexto filho por uma pedra embrulhada em cueiros. Zeus foi escondido em Creta, e quando cresceu, com a ajuda de Géia, forçou Cronos a vomitar as outras cinco crianças juntas com a pedra. A pedra mais tarde foi removida para Delfos. Zeus e seus cinco irmãos e irmãs engajaram-se numa guerra contra Cronos e os outros Titãs. Zeus foi ajudado pelos Hecatônquiros e os Ciclopes, que ele libertou da prisão onde eram mantidos por Cronos. Posteriormente, Cronos e os Titãs foram confinados no Tártaro, uma caverna na parte mais profunda do mundo subterrâneo. A analogia romana de Cronos é Saturno, o deus da semeadura e da colheita.





Oceano
Um dos Titãs, filho de Urano e Géia. Com sua esposa, a Titã Tétis, ele governou o Oceano, um grande rio que, segundo a Mitologia Grega, cercava a Terra e que acredita-se ser um círculo plano. As ninfas deste grande rio, as Oceânides, eram suas filhas, e os deuses de todos os córregos da terra eram seus filhos. Em lendas posteriores, quando Zeus, chefe dos deuses do Olimpo, e seus irmãos, Posêidon e Hades, derrotaram os Titãs e impuseram seu poder, Posêidon e sua esposa, Anfitrite, sucederam Oceano e Tétis como regentes das águas.

Sem comentários: